6 de junho de 2008

Para entendimento:

Entenda as música do felixbravo como uma obra de arte, ouça as composições como se observa um quadro e assim um mundo de possibilidades criativas e emotivas surgirão em sua mente.
Para um quadro as possibilidades de tintas, de técnicas, de meios, de cores e suas combinações são infinitas, podendo-se representar milhares de idéias desde as formas mais minimalistas possíveis, como Barnett Newman em suas obras monocromáticas ou as combinações perfeitas das cores primárias de Mondrian, até mesmo de modos mais complexos como o incrível realismo de Cézzanne ou Rockwell. A música, para sua criação, é explorada da mesma forma, a possibilidade de instrumentos, a exploração de seus timbres, infinidades harmônicas e a inclusão de um vocal entalhado à melodia ou não, tudo isso dependendo dos sentimentos do compositor e de sua história, a exploração bem estudada e conceituada desse mundo de opções é o que torna a música tão arte como qualquer outra.
Toda arte tem seu contexto dentro do que o artísta procura representar e transmitir, Poty Lazzarotto com seu traçado descompromissado em suas ilustrações conseguia dar foco total a regionalidade paranaense, usando o mínimo de instrumentos para compor uma trama de detalhes que com uma simples olhada já se pode compreender toda a cena, como nas músicas do grupo Lívia e os Piás de Prédio, que com uma mistura de ritmos descreve a personalidade e histórias do Paraná. Ou Romero Britto que com sua firmeza nos contornos, combinando técnicas a uma riqueza de cores consegue retratar um Brasil moderno e autêntico assim como as músicas de Lenine que mistura instrumentos e ritmos para cantar o atual de nosso país.
O felixbravo pretende expor ao público essa nova forma de se encarar a música, dando a chance do público perceber o que o núcleo pensou e viveu para se concluir uma canção, assim como suas diversas possibilidades instrumentais, harmônicas e melódicas. Por isso um show do felixbravo não é um show musical, mas sim uma mostra de músicas, uma exposição artística, onde se aprecia a arte em seu todo.
Apreciem sem moderação.

2 comentários:

livia disse...

como diz o próprio slogan, felixbravo é "para se ouvir em silêncio". não é música de fundo, cenário, ambientação... é personagem principal e merece atenção pra que se desvende todas as nuances. arte mesmo, e da boa. fico feliz de ser citada no mesmo texto que esses rapazes!
pena que o EP tem poucas músicas, o show dá vontade de escutar mais...

Gustavo Ribeiro de Francisco disse...

Gostaria de dizer que foi exatamente dessa forma que encarei a mostra de músicas (de fato, não foi um show) do felixbravo. Foram minutos de pura apreciação de arte em forma de som. Saí do Teatro Cultura com a sensação de ter realmente acompanhado uma grande exposição de arte. Admito que saí de lá extasiado e maravilhado com o que vi e ouvi.
Estão de parabéns! E só posso pedir que continuem criando e criando, porque haverá sempre gente disposta a ouvir e assistir a arte que vocês fazem!
Gustavo (Piá de Prédio)